Familia Beloto

Com mais de 80 anos de tradição na produção de vinhos a família Beloto é constituída por imigrantes italianos que chegaram no Brasil buscando novas oportunidades, como todos os imigrantes, no início, sobreviveram dedicando-se à agricultura no cultivo de café e simultaneamente, iniciou o plantio de parreiras.
 
Com muito trabalho e dedicação a família Beloto adquiri a propriedade onde são produzidos até hoje os vinhos Beloto, em meados de 1928 Fernando Beloto que então havia vindo com seu pai Pedro Beloto e irmãos da Itália começam a produzir vinhos que se destinavam ao consumo da família. Rapidamente se consolidaram na produção de uvas e vinhos, muito apreciados pelos vizinhos e amigos.
 
Unindo-se arte e técnica, através da produção própria e seleção das uvas, obtém-se então excelentes resultados na elaboração dos vinhos que eram elaborados primeiramente para o consumo da família e o excedente, comercializado.
 
Esta tradição e a arte foram transmitidas de pai para filho. Gervasio e Valdemar Beloto, filhos de Fernando juntamente com seu pai assumem a vinícola Vinhos Beloto e logo iriam participar da 1º Festa do Vinho de Andradas. A Festa do Vinho de Andradas é um evento anual (mês de julho), organizado desde o ano de 1954, por vitivinicultores e pela comunidade da cidade de Andradas no estado de Minas Gerais, a vinícola Vinhos Beloto nunca deixou de participar da Festa do Vinho de Andradas.
 
Andradas no sul de Minas Gerais era a cidade que mais produzia vinhos na época, dos 3 milhões de litros de vinhos produzido no estado, Andradas era responsável por mais da metade deste vinho. Na primeira Festa do Vinho de Andradas esteve presente o então governador e depois presidente do Brasil Juscelino Kubitschek que inaugurou a estrada que ligaria a cidade de Andradas a Poços de Caldas.